Projeto para Estação de
Tratamento de Efluentes

Entenda como funciona cada etapa do projeto, os equipamentos que são utilizado e toda a trajetória dos efluentes!

Como funciona
as Estações de Efluentes?

Especializados no tratamento de efluentes, oferecemos uma linha completa de tecnologia desenvolvida internamente. Portfólio abrangente com equipamentos como grades, peneiras, desarenadores, aeradores, difusores, removedores de lodo e estações de tratamento de efluentes. Nossos produtos são fabricados com alta qualidade e tecnologia avançada, garantindo eficiência e confiabilidade nos processos de tratamento. Oferecemos suporte técnico especializado em todas as etapas, desde a seleção até a instalação e operação dos sistemas.

1.1

Gradeamento Médio e Grosso

Grade Rotativa mecanizada – GRM

Recomendada para estações de tratamento para reter e separar sólidos dos efluentes. É instalada no canal de chegada do efluente bruto com funcionamento contínuo ou intermitente.

Grade Automática com Cremalheira – GACR

Recomendada para estações de tratamento para reter e separar sólidos dos efluentes. É instalada no canal de chegada do efluente bruto com funcionamento contínuo ou intermitente.

Grade Automática com Correntes sem Fim – GMC

Recomendada para estações de tratamento para reter e separar sólidos dos efluentes. É instalada no canal de chegada do efluente bruto com funcionamento contínuo ou intermitente.

1.2

Peneiras

Peneira Escalar Autolimpante – GEAL

Recomendada para estações de tratamento para reter e separar sólidos dos efluentes. É instalada no canal de chegada do efluente já gradeado previamente por grades grosseiras.

Peneira Rotativa para Canal – SPW

Recomendada para remover os sólidos do efluente diretamente do canal de chegada. É aplicada para gradeamento fino.

Peneira Rotativa – PRL

Recomendada para retenção e separação de sólidos em suspensão dos efluentes brutos, usualmente é utilizada como unidade preliminar nas plantas de tratamento de efluentes, ou mesmo nas captações de tratamento de água. É de construção robusta, projetada para longa vida útil e baixa manutenção. A PRL é uma peneira do tipo rotativa e autolimpante.

Peneira Estática Autolimpante – PEL

Recomendada para retenção e separação de sólidos em suspensão dos efluentes brutos, usualmente é utilizada como unidade preliminar nas plantas de tratamento de efluentes, ou mesmo nas captações de tratamento de água. É de construção robusta, projetada para longa vida útil e baixa manutenção. A PEL é uma peneira do tipo estática e autolimpante.

Peneira Automática com Telas – PMT

Utilizada em estações de tratamento para reter materiais sólidos finos e médios. É instalada no canal de chegada do efluente já gradeado previamente por grades grosseiras.

1.3

Desarenação

Desarenador – DSR

O Desarenador tipo Caixa de Areia Mecanizada, possui remoção contínua. É um equipamento presente nas estações de tratamento de efluentes urbanos ou industriais com o propósito de separar a areia e outros detritos do meio. É montado em um tanque de concreto de forma quadrada com cantos arredondados para permitir a entrada do efluente de maneira distribuída.

Desarenador continuo por sucção – DCS

O Desarenador continuo por sucção é um equipamento presente nas estações de tratamento de efluentes urbanos ou industriais com o propósito de separar a areia e outros detritos do meio. Este equipamento tem a finalidade de remover a areia sedimentada em ambos os movimentos da ponte por meio de bomba de sucção.

Separador de areia mecanizado – SAM

O Separador de Areia Mecanizado, possui a finalidade básica de remover toda a areia e decantáveis arrastados pelo efluente para o posterior tratamento dos efluentes.

Parafuso Transportador de Areia sem Eixo – PTAS

O parafuso transportador de sólidos sem eixo é um equipamento normalmente fornecido acompanhado por um desarenador, tendo como objetivo lavar e retirar a areia e outros detritos. A sua construção é feita sem o eixo tubular e sem mancal inferior, ficando o mesmo apoiado em um berço revestido com uma chapa de UHMW.

Parafuso Transportador de Areia com Eixo – PTAC

O parafuso transportador de areia com eixo é um equipamento normalmente fornecido acompanhado por um desarenador, tendo como objetivo lavar e retirar a areia e outros detritos. O equipamento pode ser confeccionado tanto em aço carbono quanto aço inoxidável. O parafuso transportador de areia com eixo tubular é fixo por eixo flangeado e mancal de bronze.

1.4

Sistema de Tratamento Preliminar Compacto

Preliminar Compacto - ECO P

O Sistema de Tratamento Preliminar Compacto ECO P, tem por finalidade básica a remoção de partículas finas, areia e parte da gordura/ óleos presentes no efluente. O conjunto se apresenta como alternativa aos sistemas convencionais por possuir dimensões reduzidas em virtude de sua remoção contínua de detritos associada a combinação de processos que aceleram o processo de sedimentação da areia e flotação dos óleos e graxas, além de simplicidade de implantação, sendo do tipo “plug’n’play”.

1.5

Aeração

Aerador Superficial de Baixa Rotação – ROTAIR HB/HBFL

O ROTAIR apresenta desempenho superior dos demais por transferir elevada taxa de oxigênio em relação à potência consumida (1,8 kg.O2/cv.h), devido ao desenho próprio de suas pás, proporcionando real economia em função do tempo. O ROTAIR pode ser fornecido em três versões.

Aerador Superficial de Alta Rotação – PROPULSAIR ARP

O Aerador Superficial de Alta Rotação é uma tecnologia desenvolvida pela ECOSAN, sendo pioneira no Brasil neste tipo de sistema. O PROPULSAIR é um aerador rápido de fluxo descendente e foi desenvolvido para prover alta taxa de transferência de oxigênio com uma efetiva mistura de toda massa líquida, garantindo que os sólidos mantenham-se em suspensão, sem dispersar aerossóis de efluentes na atmosfera.

Aerador Superficial de Alta Rotação – ECOJET ARE

ECOJET é um aerador rápido de fluxo ascendente e foi desenvolvido para prover alta taxa de transferência de oxigênio com uma efetiva mistura de toda massa líquida, garantindo que os sólidos se mantenham em suspensão. Destinados a oxigenar o efluente com o intuito de oxidar a matéria orgânica, proporcionando condições favoráveis para o crescimento de micro-organismos, além de promover uma efetiva mistura do lodo, evitando pontos de sedimentação. É um meio eficiente para promover aeração de massas líquidas.

Difusor Circular de Membrana – DCM

Tem por objetivo a introdução de oxigênio no meio líquido para redução de carga orgânica presente no efluente. Sua instalação é feita no fundo dos tanques de aeração podendo ser por tubos de alimentação fixos ou flutuantes e recomendáveis para profundidades superiores a 03 (três) metros. O sistema de tubos de alimentação flutuantes possibilita eventual implantação/manutenção sem o esvaziamento do tanque ou lagoa.

Difusor Tubular de Membrana – DTM

Tem por objetivo a introdução de oxigênio no meio líquido para redução de carga orgânica presente no efluente. Sua instalação é feita no fundo dos tanques de aeração podendo ser por tubos de alimentação fixos ou flutuantes e recomendáveis para profundidades superiores a 03 (três) metros. O sistema de tubos de alimentação flutuantes possibilita eventual implantação/manutenção sem o esvaziamento do tanque ou lagoa.

1.6

Filtro Biológico

Distribuidor Rotativo – DTR

O Distribuidor Rotativo para Filtro Biológico é utilizado em estações de tratamento de esgoto para depuração, baixando consideravelmente a carga orgânica. Dotado de mecanismo rotativo para distribuição do esgoto sobre o meio suporte inerte (plástico ou pedras), cria colônias de organismos aeróbios que se aderem ao meio suporte, formando biofilme e decompondo-o aerobicamente.

1.7

Decantadores

Removedor de Lodo com Acionamento Periférico – RPC

Os Removedores de Lodo são destinados à remoção de lodo decantado primário e/ou secundário, provenientes do tratamento de efluentes industriais e domésticos. O removedor RPC caracteriza-se por possuir uma ponte rotativa, acionamento periférico, braço raspador de lodo, alimentação pela coluna central e rolamento central.

Removedor de Lodo com Acionamento Central – RTK

Os Removedores de Lodo são destinados à remoção de lodo decantado primário e/ou secundário, provenientes do tratamento de efluentes industriais e domésticos. O removedor RTK caracteriza-se por possuir uma ponte diametral fixa, uma unidade motriz central, e um eixo vertical tubular, cuja parte superior está fixada no redutor, e a outra extremidade guiada por um mancal.

Removedor de Lodo com Retangular – RLR

O removedor de lodo tipo RLR, destinados à remoção de lodo decantado primário e/ou secundário, provenientes do tratamento de efluentes industriais e domésticos. O removedor RLR caracteriza-se por possuir uma ponte metálica na largura do tanque retangular, dois carros de tração com motoredutor com rodas motoras e movidas e apoiadas em trilhos e estas sobre as paredes do tanque. A ponte é dotada de pisos gradeados e guarda corpos em ambas laterais.

1.8

Concentração de Lodo

Adensador de Lodo – ADL

Equipamento destinado ao espessamento do lodo proveniente do decantador/removedor de lodo, aumentando sua concentração através das barras espessadoras, com a finalidade de melhorar o desempenho dos sistemas de desidratação. É constituído por braços raspadores com barras espessadoras verticais, acionamento central, passarela fixa em concreto ou aço carbono e alimentação lateral.

1.9

Transportadores

Esteira transportadora – ESTR

Para transportar resíduos gradeados, conduzindo-os à caçamba. Pode-se utilizá-la para receber resíduos de diversas grades mecanizadas simultaneamente.

Parafuso transportador de sólidos sem eixo – PTSS

Tem por objetivo o transporte do material retido do gradeamento até a elevação desejada, despejando os mesmos em uma caçamba, esteira ou qualquer outro recipiente desejado.

Parafuso transportador de sólidos sem eixo – PTSC

Os sólidos retirados dos canais por intermédio de grades mecanizadas são despejados sobre a rosca e transportados para um recipiente, para destinação final.

Compacta de Sólidos - CDS

Compacta os resíduos provenientes do gradeamento manual ou automático de peneiras estáticas ou rotativas.

1.10

ETE

Estação de tratamento de águas residuais e urbanas – ETE

As estações de tratamento de efluentes ECOSAN são projetadas de acordo com a demanda informada, podendo a mesma ser do tipo biológica ou combinada com físico – químico.

Acesse o nosso
catalogo completo

Acesse o catalogo agora mesmo, e conheça todas as nossas soluções sustentáveis.

Ou você quer falar
diretamente conosco?

Acesse o catalogo agora mesmo, e conheça todas as nossas soluções sustentáveis.